Quatro dicas para melhorar sua conexão WI-FI

Esta cena é comum, o celular ou computador conecta no roteador sem fio, porém não
navega, ou fica muito lento, logo você começa a procurar um lugar em que o sinal da wireless seja maior.

 No trabalho, no meio de um vídeo importante, ou na
confecção de um documento, a cena se repete. O sinal some, e a paciência também. Mas
existem pequenos e simples truques que se realizados podem melhorar a qualidade do
sinal e acabar com este problema de vez. Vamos conferir quais são eles.

1. Confira a posição do roteador e veja se está adequada.

A localização do access point é primordial para um sinal de qualidade. A posição deve ser verificada antes de definir o local mais adequado, ao invés de colocar o roteador em qualquer canto, a potência da antena pode ser melhor aproveitada em espaços abertos e longe de equipamentos que podem gerar interferência no sinal como microondas ou telefones sem fio.

2. Mude o canal.

Hoje em dia ter uma rede wifi sozinho é praticamente impossível, sempre vamos ter mais redes se sobrepondo e colocar o roteador em um canal mais limpo pode ser a solução para a melhora do sinal. Existem aplicativos gratuitos para Android e iOS que possibilitam ver todos os SSID’s
próximos e em quais canais eles estão.

3. Tenha uma senha forte, cuidado com invasores.

O sinal lento pode muito bem ser um vizinho ou alguém próximo roubando seu sinal. Por isso é importante sempre ter uma senha forte e mesmo assim a trocar periodicamente para evitar este tipo de situação, nunca deixe a senha escrita em cima do roteador ou compartilhe em algum lugar. Se você tiver uma empresa, tenha sempre um SSID para visitantes em uma VLAN separada da rede corporativa.

4. Seu roteador não está bem dimensionado.

Existem várias marcas e tipos roteadores para as mais variadas funções, existem modelos perfeitos para uma rede doméstica, que são baratos e seguros, e existem modelos para redes corporativas, hotéis, que precisam de um número maior de conexões simultâneas. Colocar um roteador doméstico em um hotel por exemplo, pode trazer muita dor de cabeça, pois ele é feito para um número pequeno de conexões. Nessas horas dimensionar a solução adequada é imprescindível para evitar as dores de cabeça futuras.

zix